Artigo

RINOSSEPTOPLASTIA Uma Nova Era - anestesia local e sedação

A Rinosseptoplastia é uma cirurgia realizada no nariz com o objetivo de melhorarmos a estética e a função nasal, sempre realizando uma avaliação minuciosa da face, por meio de: análise facial completa, que visa a harmonização das proporções faciais, incluindo avaliação do mento (queixo).

Importante atentarmos para a função nasal pelo exame físico e videonasofibroscopia, que permite, evidenciar alterações como: desvios septais, conchas hipertróficas, hipertrofia adenoideana, pólipos nasais, sinusopatias, alterações nas válvulas nasais, entre outros. Esteticamente, é necessário individualizar o nariz conforme a face do paciente, relacionando a ponta e o dorso nasal com a face, para obtermos o melhor resultado com harmonia facial.

É extremamente importante, a avaliação fotográfica, pois permite obter o controle pré e pós operatório, possibilitando ao paciente visualizar as mudanças realizadas.

Inicialmente, é importante ouvir o paciente, as suas expectativas em relação à mudança desejada do nariz. Observando as deformidades da ponta nasal, como aumento volume, assimetrias, ponta caída (nariz de bruxa); alterações do dorso (giba), nariz torto. Após as avaliações, decidir com o paciente, as mudanças que serão realizadas e a técnica cirúrgica proposta.

NO HIORP, as Rinosseptoplastias, na grande maioria dos casos, são realizadas sob anestesia local e sedação pelos médicos anestesistas. Os pacientes são monitorizados da mesma forma que na anestesia geral, sem intubação, apenas dormindo e respirando espontaneamente. Essa técnica, diminuiu drasticamente os riscos cirúrgicos e possibilita redução do sangramento nasal, oferecendo um conforto a mais para o cirurgião e, principalmente, ao paciente. A alta hospitalar ocorre algumas horas após o procedimento.

O objetivo é a correção das deformidades estéticas nasais, mantendo a função nasal adequada.